Correm rumores, de que a próxima geração da consola da Nintendo terá um desempenho equivalente ao desempenho das suas actuais rivais (Xbox 360 e PlayStation 3). Pelo menos é o que acredita Michael Pachter, o analista da Wedbush Securities.

O recente crescimento nas vendas, da Microsoft e Sony, deve-se essencialmente à introdução dos novos sensores de movimento. A Nintendo diz estar atenta ao mercado e para combater a actual situação, impõe-se introdução de uma nova consola, com capacidades gráficas de alta definição.

Mas de acordo com Pachter, a Big N permanece mais focada na jogabilidade e em garantir o entusiasmo ao jogar, do que propriamente na qualidade gráfica da sua nova consola. Isto porque a futura geração de consolas da Microsoft (Xbox 720) e Sony (PS4), deverão ser bem mais potentes que as atuais (PS3 e Xbox 360). Desta forma, a Nintendo ficará uma vez mais para traz, no que diz respeito ao desempenho gráfico.

Com a nova “Wii2” ou “Wii HD” (ou seja qual for o seu nome), a Big N conseguirá garantir um menor custo de produção e um preço final para o consumidor mais baixo, além de lucrar mais por cada unidade vendida.

A retro compatibilidade é mais uma das vantagens da futura geração PS4 e Xbox 720. A “Wii 2”, pelo contrário, terá de produzir novos jogos compatíveis. Mas a companhia declarou estar consciente, de que a sua próxima geração de consolas não poderá ter apenas a alta definição como atractivo.

Segundo o Executivo-Chefe de Operações da Nintendo, a nova consola, terá de oferecer “algo a mais” e inovador, para incentivar o consumidor a comprar. A simples adição de alta definição não justifica a criação de um novo jogo.

A Sony, Microsoft e Nintendo têm-se fechado em copas, quanto á data de lançamento das suas futuras gerações de consolas. Mas segundo os rumores que correm na Web, 2012 poderá ser o ponto de viragem dos três líderes de mercado dos vídeo jogos.